Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 12 n. 8 agosto 2007

EDITORIAL

Apresentaremos neste número do Boletim Interação informações sobre eventos da área, defesas de Teses da equipe de Bibliotecas da USP, notícias sobre eventos de interesse para a área, assim como, informações sobre o SIBDB 2007.

Para divulgar notícias de sua Biblioteca envie um e-mail para divulgacao@aguia.usp.br.

• Fórum de Bibliotecas – Espaço de Cultura

Data: 05 de setembro de 2007
Local: Auditório da Biblioteca Central da UNICAMP – SP
Horário: 9h às 17h.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mailzorzi@unicamp.br
Para maiores informações consulte o site:http://www.cori.unicamp.br/foruns/

• II Seminário em Ciência da Informação – SECIN

Data: 27 a 29 de setembro de 2007
Local: Blue Tree – Londrina/Paraná
Realização: Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Informações sobre o evento: http://www.uel.br/eventos/secin/

• XI Encontro Nacional de Editores Científicos – XI ENECData: 02 a 06 de outubro de 2007
    Tema: “Acesso aberto e indexação de periódicos científicos”
    Local: Hotel Retiro das Rosas – Ouro Preto, MG
    Instruções para Sessão Pôster:
    Instruções para apresentação de trabalhos
    Prazo para submissão dos resumos até 14.09.07
    Concurso Editor do Futuro:
    Instruções para o concurso Editor do Futuro
    Prazo de inscrição: 14.09.07
  • V SENABRAILLE – Seminário Nacional de Biblioteca BrailleData: 23 e 24 de novembro
    Tema central: Tecnologia para acessibilidade ao livro e à informação pelos portadores de deficiência visual
    Local: Florianópolis
    Informações no site da FEBAB (http://www.febab.org.br/)
    No mesmo período estará ocorrendo o XXVI Painel Biblioteconomia em Santa Catarina.
CURSOS

Foi lançado o v.5, n.1 de 2007 da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

O acesso pode ser feito através do site:http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/ ou Portal do SBU/UNICAMP.

DEFESA DE TESES
  • Maria Aparecida Laet – Bibliotecária IGcTítulo: Arquivo Miroel Silveira: uma leitura dos processos da censura prévia sob o prisma do gerenciamento de informações
    Orientadora: Maria Cristina Castilho Costa
    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes da USP
    Data: 11 de maio de 2007
    Resumo
    Esta pesquisa propõe a análise da censura prévia exercida pelo Estado sobre o teatro, a partir dos documentos existentes nos prontuários que compõem o Arquivo Miroel Silveira, sob o prisma do gerenciamento de informações.
    Verificamos que o exercício do gerenciamento de informações costuma ser apresentado como atividade planejada, técnica, racional e neutra, exercida para a melhoria de processos. Já a censura é exercida por meio de processos burocráticos para a proteção do bem comum. Apesar dos objetivos diferentes, resultam na utilização de um mesmo recurso, que é a interferência no fluxo de informações – relacionadas à produção material, no âmbito das empresas e relacionadas à produção artística, quando se trata da censura prévia. A partir daí, propusemos um estudo da censura prévia como um tipo de gerenciamento de informações.
    Para isso, analisamos o processo burocrático da censura prévia ao teatro. Nossa pesquisa mostrou que o gerenciamento de informações realizado através da censura permite que o Estado se aproprie de informações sobre a produção teatral e das pessoas a ela relacionadas, puna aqueles que expressam idéias divergentes e coíba a resistência à ação da censura.
    Por meio de nosso estudo, concluímos que o gerenciamento de informações e a censura, de fato, não são exercidos para o bem comum, mas para atender aos interesses daqueles que têm o poder para planejá-los e colocá-los em prática.
  • Lauci Bortoluci – Bibliotecária do MACTitulo: A Biblioteca de Paulo Rossi Osir: coleção e arte
    Orientador Profa. Dra. Daisy Peccinini
    Programa de Pós graduação Interunidades em Estetica e Historia da Arte (Eca/Fau/Fflch)
    Data: 11/6/07
    Resumo:
    Estudo da biblioteca que pertenceu ao artista Paulo Rossi Osir, e que foi adquirida pelo MAC. O artista viveu por mais de 30 anos na Itália e sua biblioteca reflete uma nova modernidade européia que foi transmitida a todos que o circundaram em suas atividades artísticas, como a criação da Família Artística Paulista em 1937, e da oficina de azulejos Osirarte, que empregou diversos artistas como Volpi, Rebollo, Mario Zanini.
    A biblioteca teve o mérito de sedimentar uma nova atitude na consolidação da modernidade brasileira, pois seus livros, catálogos, periódicos, enciclopédias eram usufruídos por todos os que conviviam nesse ambiente artístico e cultural.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais