Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 13 n. 1/2 janeiro/fevereiro 2008

EDITORIAL

Neste primeiro número do Boletim Interação de 2008 apresentamos informações sobre defesa de Dissertação da equipe de Bibliotecas da USP, indicações de novas publicações e eventos da área, informações sobre o SNBU 2008 e o Dia do Bibliotecário.

Colabore com a equipe do Boletim Interação.

Envie notícias de sua biblioteca para e-mail: divulgacao@aguia.usp.br.

• Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde – CRICS
    Tema: Informação e Conhecimento Científico
    Data: 16 a 19.09.2008
    Local: Rio de Janeiro
    Maiores informações acesse a Newsletter BVS

• Palestra “Gestão da Informação Digital e do Conhecimento”
    Data: 26.02.2008
    Horário: 19h 30 – 21h
    Local: Fundação Armando Alvarez Penteado – FAAP
    Rua Alagoas, 903, Prédio 3
    Higienópolis – SP
    Informações: 3662-7391
    e-mail: facao@faap.br

• 74th IFLA
    World Library and Information Congress: 74th IFLA General Conference and Council
    Data: 10 a 14 de agosto 2008
    Local: Quebec – Canadá
    E-Mail: ifla@ifla.org
    Informações: http://ifla.inist.fr/index.htm
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
  • Teresinha das Graças Coletta – Diretora de Biblioteca da EESC/USPCOLETTA, T. G. (2007). Conhecimento de acesso livre na Internet para apoiar a inovação e o desenvolvimento de produtos: critérios de análise e sua aplicação. 161f. Dissertação (mestrado) – Escola de Engenharia de Sao Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

Definição de critérios de análise de sites e avaliação da disponibilidade de conhecimento de acesso livre como ferramenta de apoio à inovação e ao desenvolvimento de produto. O conhecimento encontra-se, entre outras formas, disponível em páginas web. Para a criação compartilhada de conhecimento de qualidade e de acesso livre, que atendam aos interesses específicos de pessoas e organizações, assim como sua recuperação, são fundamentais os recursos de Internet. Esse contexto justifica a definição de critérios de análise de sites para identificação da disponibilidade desses recursos. O objetivo desse trabalho é a identificacão e avaliação de sites na Internet, com características de compartilhamento, divulgação e produção de conhecimento de acesso livre, para apoiar a inovação e desenvolvimento de produto. Para atingir o objetivo, inicialmente sistematiza o conhecimento por meio de pesquisa exploratória e procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Fundamentando-se nas pesquisas, lista portais que possam contemplar o objetivo. Define critérios para análise desses sites com base nas dimensões conteúdo, usabilidade e funcionalidade. Analisa, então, cada uma das dimensões por meio de características e atributos que geram indicadores parciais e um indicador geral por site e permite a análise comparativa entre eles. Dos vinte portais analisados; nenhum contempla todos os atributos; a dimensão conteúdo recebe a melhor pontuação enquanto a dimensão funcionalidade apresenta o desempenho mais negativo; os atributos menos contemplados são acessibilidade, criptografia e controle de versões. Com base nos resultados obtidos, conclui que existe uma disponibilidade limitada de conhecimento de acesso livre sobre inovação e desenvolvimento de produto; aponta a existência de comunidades de prática que propiciam o compartilhamento de conhecimento; e evidencia as razões pelas quais existem falhas na recuperação do conhecimento disponível on-line. Tais razões podem fornecer orientação aos interessados no assunto sobre onde é possível, necessário ou recomendável consultar. Também fornece subsídos para orientação aos provedores interessados na melhoria dos portais existentes ou na criação de novos.

Palavras-chave: Conhecimento on-line. Conhecimento de acesso livre. Portais web – avaliação. Portais web – critérios de análise. Desenvolvimento de produto. Inovação.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais