Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 8 n. 1 janeiro 2003

EDITORIAL

O Boletim Interação foi lançado em junho de 1993 com o objetivo de “gerar interação e integrar todas as bibliotecas, funcionários e serviços desenvolvidos no Sistema”, tendo sido o último número publicado em dezembro de 1999.

Diante da necessidade de ter um veículo de comunicação no SIBi, decidimos retomar sua publicação, em versão on-line, com periodicidade mensal.

Esperamos que o Boletim alcance o seu objetivo que é fazer a informação fluir, integrando as equipes bibliotecárias do SIBi/USP!

PRODUÇÃO CIENTÍFICA – LINK PARA O CURRÍCULO LATTES

Já é possível incluir nos registros das Bases de Produção e Teses, do Banco DEDALUS, link para o Currículo Lattes.

Esse recurso amplia as possibilidades de acesso às informações dos autores cadastrados no Banco DEDALUS.

Os procedimentos para implantação desse recurso já foram enviadas às bibliotecas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 2003

Deu-se início aos trabalhos dos novos projetos definidos no Planejamento Estratégico – 2003, estabelecidos a partir das estratégias identificadas pelas Bibliotecas e pelo Departamento Técnico.

Para conhecer as equipes e escopos dos projetos consulte o site:

ATUALIZAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO DAS BIBLIOTECAS DA USP

Uma das ações contingenciais do SIBi/USP para 2003 é a atualização do parque tecnológico das bibliotecas. Para atender esse objetivo foi realizado Pregão (Edital de Pregão nº 001/2003), com apoio da Reitoria, para aquisição de microcomputadores.

O Pregão ocorreu em 29.05.03, na sala do CO, e possibilitou a aquisição de 331 micros; no momento aguardamos a assinatura do contrato pela empresa ganhadora da licitação e estabelecimento de prazo de entrega, para recebimento dos mesmoss. Tão logo isso aconteça, os equipamentos serão distribuídos para as bibliotecas do SIBi/USP.

PARTICIPAÇÃO DO SIBi/USP NO CRICS 6

De 06 a 09 de maio de 2003 foi realizado o 6º Congreso Regional de Información em Ciências de la Salud, em Puebla – México.

Estiveram presentes no evento as bibliotecárias Adriana Cybele Ferrari (DT/SIBi) Maria Imaculada Cardoso Sampaio (IP/USP), Angela Maria Belloni Cuenca (FSP/USP), Telma de Carvalho e Lúcia M.S.V.C. Ramos (FO/USP), Cybelle de Assumpção Fontes, Valéria Cristina Spina Trindade e Vera Regina Casari Boccato (FOB/USP), Valéria Vilhena Lombardi e Suely Campos Cardoso (FM/USP).

Aproveitamos para divulgar os posters apresentados, no evento, por bibliotecários do Sistema:

• Avaliación del acceso a los periódicos electrónicos con subscripciõn a través del SBD/FMUSP, autoria de Valéria Vilhena, Suely Campos Cardoso, Fabíola Rizzo Sanchez, Marinalva de Souza Aragão, Maria Julia A. L. Freddi.

• Divulgación de los títulos de publicaciones seriadas de una biblioteca en la area de la salud, autoria de Suely Campos Cardoso, Fabíola Rizzo Sanchez, Maria Julia A. L. Freddi, Valéria Vilhena.

• A informação, o ensino médico e os cuidados de saúde na construção da cidadania; experiência do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas  / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, autoria de Maria Fazanelli Crestana e Maria Luiza Amatuzzi.

• Publicações eletrônicas em Saúde Pública: um projeto da BVS-SP, autoria de Eidi Abdalla, Angela Maria Belloni Cuenca, Cristina Mylek, Maria Teresinha Dias de Andrade, Claúdia Guzzo.

• A Biblioteca Virtual como mecanismo de busca na Web: o localizador de informação em Saúde Pública na Internet (LIS-SP), autoria de Angela Maria Belloni Cuenca, Maria do Carmo Avamilano Alvarez, Maria Lúcia E. de Faria Ferraz, Vera Eterovic, Hálida Cristina R. F. Delbúcio.

A presença do SIBi/USP na Conferência Internacional sobre
Bibliotecas Universitárias na UNAM

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2002, realizou-se na Universidade Nacional Autônoma do México a Conferência Internacional sobre Bibliotecas Universitárias, com o tema: A Cooperação no Futuro Digital.

A temática desenvolveu-se em diversas sessões, entre as quais destacamos a inaugural, que teve como relator a Dra. Assunta Pisani da Universidade de Stanford e como um dos comentaristas a bibliotecária Adriana Cybele Ferrari do SIBi/USP.

A seqüência de slides apresentados pela comentarista baseou-se no texto

“Cooperación Interbibliotecaria: aspectos de la situación brasileña”.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais