Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 8 n. 6 junho 2003

EDITORIAL

Esse número traz notícias sobre a participação da equipe do SIBi/USP, em eventos externos e de capacitação oferecidos pelo DT/SIBi.

V ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

De 10 a 14.11.p.p. em Belo Horizonte, ocorreu o V ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, com apresentação de 05 (cinco) trabalhos de bibliotecárias do Sistema.

Angela Maria Belloni Cuenca (FSP); Ana Cristina D´Andretta Tanaka (docente FSP) – “As novas tecnologias na comunicação científica: o uso da Internet pela comunidade de docentes da área de saúde pública”.

Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (FSP) – “Análise da capacidade de codificação da informação de vocabulário controlado na área da saúde”.

Elisabete da Cruz Neves (DT/SIBi) – “Novas perspectivas de atuação aos profissionais da informação”.

Vânia Mara Alves Lima (FAU) – “A função da terminologia na representação documentária”.

Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro (FO); Cláudio Marcondes de Castro Filho – “Comparação entre duas Escolas de Biblioteconomia no Brasil e na Espanha: aspectos curriculares”.

Os anais do evento contendo todos trabalhos apresentados está disponível para consulta no endereço https://www.aguia.usp.br/enancib2003

(OBS.: Para leitura é necessário ter instalado o Adobe Acrobat versão 5 ou anteriores).

PRÊMIO ENANCIB

Como parte das atividades do encerramento do V ENANCIB – Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, ocorrido de 10 a 14.11.p.p. na Escola de Ciência da Informação da UFMG, foi entregue o PRÊMIO ENANCIB para as melhores dissertações e teses na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia.

O primeiro lugar na categoria de Dissertação de Mestrado ficou para a aluna de pós-graduação da ECA/USP, Elizabeth Adriana Dudziak, que atua como bibliotecária na POLI/USP.

A dissertação foi defendida em 2001, sob a orientação da Profa. Dra. Sueli Mara S. P. Ferreira, com o título “A information literacy e o papel educacional das bibliotecas”.

Aproveitamos essa oportunidade para parabenizá-la pelo prêmio.

II CIBERÉTICA – Simpósio Internacional da Propriedade
Intelectual, Informação e Ética

O II CIBERÉTICA ocorreu em Florianópolis, de 12 a 14.11.p.p., apresentando o tema geral: Informação como um bem econômico, social e humano. Na oportunidade a bibliotecária Márcia Rosetto, do DT/SIBi, apresentou a palestra “Profissional da informação, a informação e a ética” e o trabalho “Metadados e recuperação da informação: padrões para bibliotecas digitais”.

Comprometimento e Inovação: Revitalização do SIBi/USP

Em 27.11.03, com o atendimento à terceira turma, encerrou-se o curso “Comprometimento e Inovação: Revitalização do SIBi/USP”, coordenado pela Profa. Dra. Regina C.B. Belluzzo.

Participaram das três turmas previstas, em 2003, 377 funcionários das bibliotecas do SIBi/USP, dos três níveis funcionais: superior, técnico e básico.

A dinâmica desenvolvida propiciou a manifestação de todos, com sugestões significativas para o Sistema.

O relatório final, a ser apresentado pela coordenação dos trabalhos, deverá servir de subsídio do Planejamento Estratégico do SIBi/USP – 2004.

10º Encontro de Qualidade e Produtividade da USP

No dia 25.11.p.p. ocorreu o 10º Encontro de Qualidade e Produtividade da USP, onde foi apresentado o trabalho “O sistema DIBD e o desafio do Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão” pela bibliotecária Márcia Saad, Diretora da Biblioteca da ESALQ, e pelo Prof. Dr. Marcos Milan, da ESALQ.

O trabalho de qualidade desenvolvido pela Divisão de Bibliotecas da ESALQ foi condecorado com a medalha de bronze, na categoria de Organizações Educacionais e de Ensino, no 3º Ciclo de Premiação do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão – PPQG, promovido pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão – IPEG.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 10.12.p.p., às 19h00, no Palácio dos Bandeirantes.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar toda a equipe da biblioteca da ESALQ.

Encontro com os Catalogadores da Base de Livros e Outros Materiais

Durante o mês de novembro de 2003 ocorreram encontros com Catalogadores da Base de Livros e Outros Materiais, para 09 turmas, sendo 06 na capital e 03 nos campi do interior, totalizando 137 participantes.

O objetivo principal dos encontros foi de proporcionar um panorama das atividades relacionadas à consistência da Base, divulgação das implementações realizadas e instruções para uso do Connexion/OCLC.

Neste mês, também, ocorreu treinamento de Circulação do Banco DEDALUS, usando o Aleph 300, para 02 turmas.

Entrevista da Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

Foi divulgada entrevista da Diretora Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBi/USP, Sra. Adriana Cybele Ferrari, no Library Connect Newsletter, de setembro de 2003.

Library Connect Newsletter é um informativo de notícias trimestral e tem como objetivo trocar experiências entre bibliotecários e a Elsevier.

A Diretora Técnica do SIBi/USP foi a primeira bibliotecária da América Latina a ter uma entrevista publicada nesse informativo.

Veja entrevista à página 14

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br