Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 9 n. 2/4 fevereiro/abril 2004

EDITORIAL

Este número do Boletim Interação traz informações de dois eventos importantes de nossa área, que ocorrerão nesse ano. Traz, também, notícias sobre o início de trabalhos de vários grupos do Sistema.

TUTORIAL

O Tutorial de Revistas Eletrônicas do SIBi-USP está fazendo muito sucesso!

Na próxima reunião satélite da IFLA, em São Paulo, apresentaremos um trabalho sobre o desenvolvimento desta ferramenta de auxílio ao usuário remoto.

Também estaremos preparando um artigo para o SNBU 2004, em Natal.

Uma ampla divulgação do Tutorial está sendo realizada e ele será inserido na página do CRUESP e na página da BIREME, em “Espaço para o usuário”.

O próximo boletim da Elsevier, “Library Connection”, enfocará o tema “Como treinar usuários finais nos recursos eletrônicos” e trará uma matéria sobre ele.

Está em andamento criar um espaço reservado aos usuários para avaliarem o Tutorial.

À toda equipe responsável pelo projeto e às colegas bibliotecárias que manifestaram suas críticas para melhoria deste produto, nossos agradecimentos.

Telma de Carvalho
Coordenadora do Projeto Marketing
SIBi/USP

DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, 12.03, o SIBi/USP promoveu um encontro comemorativo, para os profissionais do Sistema, no Auditório da Faculdade de Educação da USP.

Na ocasião ocorreu a apresentação do Painel “O papel social do profissional bibliotecário” com participação da Dra. Claúdia Costin, Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, do Prof. Dr. Gilson Schwartz, Coordenador do Programa Cidade do Conhecimento – USP e da Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, membro do Conselho Supervisor do SIBi/USP.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a participação de todos e parabenizá-los pelo Dia do Bibliotecário.

Veja apresentação da Profa. Sueli Mara!

Veja FOTOS!

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SIBi/USP – 2004

Foi constituído o grupo de Planejamento Estratégico do SIBi/USP – 2004:

Adriana Cybele Ferrari – Diretora do DT/SIBi/USP
Maria Fazanelli Crestana – Representante da Área de Biológicas
Maria Cristina Olaio Villela – Representante da Área de Exatas
Márcia Elisa Garcia de Grandi – Representante da Área de Humanas
Rosa Tereza Tierno Plaza – Representante no Conselho Supervisor
Roberto Barsotti – Secretaria de Operações

A equipe já concluiu seus trabalhos que foram apresentados em reunião de diretores do Sistema, em 05.04.p.p.

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS

De 17 a 21 de maio de 2004, através de uma parceria entre o ISTEC, UNICAMP, USP e UNESP, será realizado o II Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, no Centro de Convenções da UNICAMP, Campinas.

Esse evento visa apresentar e discutir tendências em bibliotecas digitais, sistemas de informação para gestão, o uso de recursos eletrônicos como apoio ao ensino e pesquisa, a informação digital para a inovação e desenvolvimento econômico e social, os aspectos legais do documento eletrônico, a preservação digital, os direitos autorais e a propriedade intelectual e as iniciativas de consórcios e parcerias em nível local, regional e internacional.

Para maiores informações consulte o site: http://www.unicamp.br/bc

PRÉ-IFLA – 2004

A IFLA e sua Seção de Administração e Marketing, em colaboração com o Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e a École de Bibliothécnomie et dês Sciences l´information, Université de Montreal, com o apoio do SIBi/USP, FEBAB e IFLA/LAC, estão organizando a Pré-Conferência e Reunião Satélite em São Paulo (Brasil), no período de 18 a 20 de agosto de 2004, como uma das atividades da Conferência Geral da IFLA.

Para maiores informações consulte o site http://www.eca.usp.br/iflamkt

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE – ALEPH 500

A Comissão de Avaliação dos Testes do Aleph 500, constituída pelo Conselho Supervisor do SIBi/USP em 13.11.03, está trabalhando para propor metodologia de avaliação do referido software, bem como definição para o início das atividades.

Os registros das reuniões e documentos relativos a essa tarefa serão divulgados no site de Gestão tão logo estejam aprovados por todos os membros da Comissão.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais